sexta-feira, 2 de julho de 2010

 Quem Somos?

Um Conselho Acadêmico Inter-Religioso que reuni  Filósofos e Teólogos de todas as religiões e crenças.

 

Objetivo

Temos como abjetivo,debater,discutir e ensinar , para o crescimento social e cultural da nossa sociedade.Todos os membros tem o direito de defender suas teses e ideias, independente de sua religião.                                                                                                                                                  Este espaço é aberto a todos os amantes da Filosofia Histórica,Religiosa e Teológica.

Como Ingressar?

O interessado deve ter:

Graduação ou Licenciatura em Filosofia ou Teologia .

Uma vida social de boa conduta Ética e Moral , defensor da justiça e promotor da igualdade,liberdade e fraternidade.

Está consciente que perante a Deus e a Lei somos todos iguais,que este conselho é Inter-Religioso.

Ser aprovado pelo Chanceler e Conselheiros de honra.

 Do Chanceler:

O Reverendíssimo Doutor Dom Wendell Oliveira tem 25 anos ,casado com a funcionaria publica Ely Felix de Andrade,é natural de Mundo Novo ,região interioriana do Estado da Bahia, hoje residente em Salvador ,formou-se em Teologia , Filosofia Livre e Psicanálise  por diversas Instituições,Seminários,e Faculdades Livres ,alcançado o reconhecimentos de dezenas de religiões,membro de diversas Instituições, Associações e Academias Nacionais,alem de detentor de centenas de Títulos Honoris Causas ,nobiliarquicos ,condecorações e medalhas ,presidente da Associação dos Filósofos e Teólogos do Brasil e Diretor do Instituto e Faculdade de Ciências Teológicas Shemmah Brasil,Grão-Mestre da Ordem Real Leão da Tribo de Judá e  etc...

Depois de aprovado o candidato deve enviar.

Xerox: Diploma de Graduação ou Licenciatura

Fotos 3X4

Identidade e uma declaração pedindo seu ingresso.

Todos documentos podem ser enviados via -Email para: Wendellteologo@hotmail.com

Todos os membros ao ingressar recebem pelos correios,um lindo certificado de Teólogo e Filosofo Inter-Religioso mais credencial.Ainda dando o direito de filiar-se na Associação dos Filósofos e Teólogos com 50% de desconto- www.afiteb1.blogspot.com

 

Filosofia

Filosofia (do grego Φιλοσοφία: philos - que ama + sophia - sabedoria, « que ama a sabedoria ») é a investigação crítica e racional dos princípios fundamentais relacionados ao mundo e ao homem.

Surgiu nos séculos VII-VI a.C. nas cidades gregas situadas na Ásia Menor. Começa por ser uma interpretação des-sacralizada dos mitos cosmogônicos difundidos pelas religiões do tempo. Não apenas de mitos gregos, mas dos mitos de todas as religiões que influenciavam a Ásia menor.
Os mitos foram, segundo Platão e Aristóteles, a matéria inicial de reflexão dos filósofos. Os mitos tornaram-se um campo comum da religião e da filosofia, revelando que a pretensa separação entre esses dois modos do homem interpretar a realidade não é tão nítida como aparentemente se julga.
Modernamente, é a disciplina ou a área de estudos que envolve a investigação, a argumentação, a análise, discussão, formação e reflexão das ideias sobre o mundo, o Homem e o ser. Originou-se da inquietude gerada pela curiosidade em compreender e questionar os valores e as interpretações aceitas sobre a realidade dadas pelo senso comum e pela tradição.
As interpretações comumente aceitas pelo homem constituem inicialmente o embasamento de todo o conhecimento. Essas interpretações foram adquiridas, enriquecidas e repassadas de geração em geração. Ocorreram inicialmente através da observação dos fenômenos naturais e sofreram influência das relações humanas estabelecidas até a formação da sociedade, isto em conformidade com os padrões de comportamentos éticos ou morais tidos como aceitáveis em determinada época por um determinado grupo ou determinada relação humana. A partir da Filosofia surge a Ciência, pois o Homem reorganiza as inquietações que assolam o campo das ideias e utiliza-se de experimentos para interagir com a sua própria realidade. Assim a partir da inquietação, o homem através de instrumentos e procedimentos equaciona o campo das hipóteses e exercita a razão. São organizados os padrões de pensamentos que formulam as diversas teorias agregadas ao conhecimento humano. Contudo o conhecimento científico por sua própria natureza torna-se suscetível às descobertas de novas ferramentas ou instrumentos que aprimoraram o campo da sua observação e manipulação, o que em última análise, implica tanto a ampliação quanto o questionamento de tais conhecimentos. Neste contexto a filosofia surge como "a mãe de todas as ciências".
  

Teologia

Teologia (do grego θεóς, transl. theos = "Deus" + λóγος, logos = "palavra", por extensão, "estudo"), no sentido literal, é o estudo sobre Deus. Porém partindo do princípio da definição hegeliana do termo "Teologia", a teologia é o estudo das manifestações sociais de grupos em relação às divindades. Como toda área do conhecimento, possui então objetos de estudo definidos. Como não é possível estudar Deus diretamente, como sugere o termo literalmente observado, a definição de Hegel que, somente se pode estudar aquilo que se pode observar se torna pertinente e atual, conforme as representações sociais nas mais variadas culturas.


No cristianismo, isso se dá a partir da Bíblia. O teólogo suíço Karl Barth definiu a Teologia como um "falar a partir de Deus". O termo teologia foi usado pela primeira vez por Platão, no diálogo A República, para referir-se à compreensão da natureza divina de forma racional, em oposição à compreensão literária própria da poesia, tal como era conduzida pelos seus conterrâneos. Mais tarde, Aristóteles empregou o termo em numerosas ocasiões, com dois significados:
  • Teologia como o ramo fundamental da filosofia, também chamada filosofia primeira ou ciência dos primeiros princípios, mais tarde chamada de Metafísica por seus seguidores;
  • Teologia como denominação do pensamento mitológico imediadamente anterior à Filosofia, com uma conotação pejorativa, e sobretudo utilizado para referir-se aos pensadores antigos não-filósofos (como Hesíodo e Ferécides de Siro).
Santo Agostinho tomou o conceito de teologia natural da obra Antiquitates rerum humanarum et divinarum, de M. Terêncio Varrão, como única teologia verdadeira dentre as três apresentadas por Varrão: a mítica, a política e a natural. Acima desta, situou a Teologia Sobrenatural (theologia supernaturalis), baseada nos dados da revelação e, portanto, considerada superior. A Teologia Sobrenatural, situada fora do campo de ação da Filosofia, não estava subordinada, mas sim acima da última, considerada como uma serva (ancilla theologiae) que ajudaria a primeira na compreensão de Deus.
Teodicéia, termo empregado atualmente como sinônimo de teologia natural, foi criado no século XVIII por Leibniz, como título de uma de suas obras (chamada Ensaio de Teodicéia. Sobre a bondade de Deus, a liberdade do ser humano e a origem do mal), embora Leibniz utilize tal termo para referir-se a qualquer investigação cujo fim seja explicar a existência do mal e justificar a bondade de Deus.
Na tradição cristã (de matriz agostiniana), a Teologia é organizada segundo os dados da revelação e da experiência humana. Esses dados são organizados no que se conhece como Teologia Sistemática ou Teologia Dogmática.
A teologia é fortemente influenciada pelas mais diversas religiões e, portanto, existe a teologia budista, a teologia islâmica, a teologia católica, a teologia mórmon, a teologia protestante, a teologia umbandista, a teologia hindu, e outras

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